16 fevereiro 2008

Para reflectir, com o coração...

« Vocês dizem que é cansativo estar com crianças e não há dúvida que têm razão. Depois acrescentam:
- Porque temos que nos pôr ao nível delas, porque temos que nos baixar, inclinar, curvar, tornar pequenos, mas aí vocês estão enganados.
O que mais cansa não é isso, o que mais cansa é sermos obrigados a elevarmo-nos até à altura dos seus sentimentos. Esticarmo-nos, alongarmo-nos até ficar em bicos dos pés para não as magoar. »


Janusz Korczark









3 comentários:

Diana Costa disse...

Há momentos em que as palavras não são suficientes para explicar o que sentimos. Só o coração consegue sentir a dimensão destas palavras... As crianças são sem dúvida muito genuínas e muito mais nobres de sentimentos, por isso "queremos" ser "CRIANÇAS PARA SEMPRE" para que a magia da infância e os sentimentos nobres nos façam criar com elas um MUNDO melhor...Não descendo ao nível delas mas aprendendo com elas a ver com o coraçao porque "O essencial é invisível para os olhos. Só se vê bem com o coração."
Antoine de Saint-Exupéry

SandraRodrigues disse...

" A mim a criança ensinou-me tudo
Ensinou-me a olhar para as coisas"

Alberto Caeiro

OIE3 - Admin disse...

Enfim, é certamente por isto ("elevarmo-nos, esticarmo-nos, alongarmo-nos"...)que o "exercício" da profissão de educador é tão exigente!!! :-)
Este é um texto de que também eu gosto muito, porque não só nos chama a atenção para o cuidado que um educador deve ter com a linguagem que usa(quantos não repetem o "descer ao nível delas"?!?!), procurando assim enobrecer o seu trabalho; mas também, porque desmistifica as representações redutoras da profissionalidade dos educadores que muitas vezes se entranham nas cabeças de alguns (até educadores, quiçá?!?!)
Bom, toca a fazer desta "ginástica" que nós queremos é educadores "em grande forma"!!!

Qual é o modelo curricular que considera mais interessante?