29 abril 2008


Este foi o ponto de passagem para a nossa reflexão sobre a importância da espontaneidade na intervenção em creche...

Sem desprezar o valor da planificação de propostas "sócio-pedagógicas" (como são designadas no Manual de Procedimentos Chave do Modelo de Avaliação da Qualidade em Creche da Segurança Social) para as crianças dos 0 aos 3 anos, procurámos contudo reconhecer a necessidade de reconfigurarmos o nosso entendimento sobre o tipo de propostas a apresentar no contexto educativo da creche, para "modelos menos tipificados" de actividades.

A exigência está no esforço de descobrir o mérito das coisas simples! Em creche, o verdadeiro desafio reside na transformação de situações inesperadas, quotidianas, imprevisíveis, em momentos lúdicos e educativos, em que a criança possa desenvolver [inter]acções promotoras das suas diversas competências, de modo a que possa desenvolver-se integralmente... cheia de alegria!

27 abril 2008

Qualidade em creche



"Garantir aos cidadãos o acesso a serviços de qualidade, adequados à satisfação das suas necessidades e expectativas, é um desafio que implica o envolvimento e empenho de todas as partes interessadas.

Neste âmbito e com o objectivo de constituir um referencial normativo que permita avaliar a qualidade dos serviços prestados e consequentemente diferenciar positivamente as Respostas Sociais, o ISS, I.P., desenvolveu Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais, aplicáveis a Creches"

Consultem a página

http://195.245.197.202/left.asp?05.18.07.02

e poderão aceder aos documentos em formato PDF.


Qual é o modelo curricular que considera mais interessante?